RENBUKAN BRASIL

Aulas de Karate 

O karatê e seus benefícios para a aptidão física conforme estudos científicos

O  Karate-dō é uma arte marcial japonesa que tem sido praticada por pessoas de todas as idades ao redor do mundo. Neste artigo, vamos abordar de como esta arte marcial pode melhorar a aptidão física e quais estudos científicos que comprovam esses benefícios.

Melhoria da aptidão física em homens
Um estudo publicado em 2016 no Journal of Strength and Conditioning Research analisou os efeitos do treinamento de  Karate-dō em homens adultos. Os resultados mostraram que o treinamento levou a uma melhoria significativa na força muscular, flexibilidade e resistência cardiovascular. Outro estudo publicado no mesmo ano no Journal of Sports Science & Medicine mostrou que o treinamento de  Karate-dō melhorou a agilidade, a velocidade e a potência em homens jovens.

Melhoria da aptidão física em mulheres

Os benefícios do  Karate-dō também se estendem às mulheres. Um estudo publicado em 2014 no International Journal of Sports Medicine mostrou que o treinamento melhorou a capacidade aeróbica e a resistência muscular em mulheres adultas. Além disso, o mesmo estudo mostrou que a prática de  Karate-dō também levou a uma redução significativa na gordura corporal.

Melhoria da aptidão física em crianças

Os benefícios do  Karate-dō para a aptidão física também se aplicam a crianças. Um estudo publicado em 2011 no Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que o treinamento de karatê melhorou a força muscular e a capacidade aeróbica em crianças em idade escolar. Outro estudo publicado em 2017 no Journal of Sports Science & Medicine mostrou que o treinamento melhorou a flexibilidade e a agilidade em crianças de ambos os sexos.

O treinamento de karatê pode ajudar a prevenir problemas de saúde em crianças, como obesidade e diabetes tipo 2, aumenta a atividade física e contribui positivamente na alimentação e os hábitos de sono das crianças.

Um estudo realizado em 2013 por Cezar et al. examinou o efeito de um programa de treinamento de karatê de 12 semanas em crianças com excesso de peso e obesidade. Os resultados mostraram uma redução significativa no índice de massa corporal (IMC) e uma melhora nos níveis de aptidão física das crianças após o programa de treinamento. Outro estudo, realizado em 2018 por Mehdizadeh et al., comparou o efeito de um programa de treinamento de karatê com um programa de treinamento físico geral em adolescentes com excesso de peso. O estudo mostrou que ambos os programas de treinamento foram eficazes na redução do peso corporal, mas o grupo de karatê teve uma melhora significativamente maior na capacidade aeróbica e na força muscular.
Um estudo de 2015 realizado por Wang et al. examinou o efeito de um programa de treinamento de karatê em crianças com risco de desenvolver diabetes tipo 2. Os resultados mostraram uma melhora significativa na aptidão física e nos níveis de açúcar no sangue das crianças após o programa de treinamento.

Esses são alguns de outros mais estudos científicos que comprovam que o treinamento de  Karate-dō melhora a aptidão física em homens, mulheres e crianças. Se você está procurando melhorar sua aptidão física, o karatê é definitivamente uma opção a ser considerada, com amparo cientifico. Venha praticar karatê em nosso dojo e experimente os benefícios por si mesmo.

Sensei Francisco Santiago é Faixa Preta 6º DAN de Karate-dō (空手道) no Estilo Shōtōkan (松濤館) e segue fielmente aos ensinamentos do Kyoshi Raphael Baroni Neto, que com paciência e sabedoria vem ensinando e guiando a trilhar no caminho do verdadeiro Karate-dō.

SESSÃO FOTOGRÁFICA DA AULA DE KARATÊ-Dō

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Fale conosco! ✔