RENBUKAN BRASIL

Aula de Karate-Dō com Sensei Francisco Santiago – Cotia – São Paulo

O karate-dō (空手道) é uma arte marcial firmada numa ampla e significativa base filosófica que beneficia todos os praticantes e reflete positivamente na sociedade. Dentre vários exemplos, citamos o termo “karate-dō”, que significa “Caminho das Mãos vazias”.
 
A palavra “dō” (道) significa caminho, entende-se que este significado tem o intuito de trazer aspectos mais filosóficos com propósito de disciplinar para fortificar a mente e o corpo, partindo dessa premissa, quem diz que pratica karate, está conectado com a prática física da arte marcial, e quem diz que pratica Karate-dō, esta conectado com a prática física, mental e com os outros aspectos mais profundo e filosófico da arte marcial.
 
O Termo Karate (空手) significa “Mãos Vazias”, devido ao fato da arte marcial não utilizar armas para se defender, os praticantes do Dojō Renbukan Brasil são ensinados a aperfeiçoar o corpo de tal modo, que podem utilizar o próprio corpo como uma ferramenta para defesa pessoal. Outra relação filosófica associada provém da palavra “kara” (空) que pode significar “céu”, mas este não é o caso, kara está empregado no sentido de “vazio” e que pode assumir outra característica filosófica, o de “esvaziar”, e este esvaziar é o esvaziar da má inclinação que corrompe os homens, essa interpretação entra em sintonia com os lemas do Dojo-kun (道場訓) e Niju kun (二十 训).

Sensei Francisco Santiago, é Faixa Preta 6º DAN de Karate-dō (空手道) no Estilo Shōtōkan (松濤館) e segue fielmente aos ensinamentos do Kyoshi Raphael Baroni Neto, que com paciência e sabedoria vem ensinando e guiando a trilhar no caminho do verdadeiro Karate-dō.

SESSÃO FOTOGRÁFICA DA AULA DE KARATÊ-Dō

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Fale conosco! ✔