Maruki wo motte, suigetsu wo shire
Para alguns estudiosos, as técnicas de Jô foram influenciadas fortemente pelo Samurai Muso Gonnosuke Katsuyoshi (夢想權之助勝吉) em meados de 1605.
Muso Gonnosuke foi um lendário samurai, muito conhecido por duelar com o famoso e poderoso Samurai Miyamoto Musashi (宮本 武蔵).
Dentre uma das variantes históricas, conta-se que Gonnosuke estava fazendo sua peregrinação em busca de aperfeiçoamento (Musha Shugyo) na cidade de Edo, que é conhecida atualmente como Tókio. Esta peregrinação resultou num marco histórico, Gonnosuko encontrou-se com Musashi e ambos duelaram com as espadas.
Miyamoto usou uma espada de madeira e Gonnosuke uma espada longa. Pela primeira vez, em seu Musha Shugyo, Gonnosuke conheceu a derrota.
Esta derrota gerou um grande impacto na vida de Gonnosuke. Ele se isolou em um templo, ficou praticando constantemente e meditando. No 37º dia de isolamento, Gonnosuke sonhou com uma criança que disse:
“maruki wo motte, suigetsu wo Shire” que significa: segure um bastão arredondado e descubra o suigetsu (A lua sobre a água)
O Samurai foi impactado pelo sonho, motivado, criou o Jô, incorporou e adaptou as mais diversas técnicas de outras armas no Bastão. Depois de aperfeiçoar a técnica com Jô e de acreditar em si mesmo, ele procurou o Samurai Musashi com o propósito de travar um segundo duelo.
De acordo com a tradição de Shindo Muso Ryu, Gonnosuke travou o duelo contra Musashi e as forças foram equilibradas. O folclore japonês também retrata como empate.