RENBUKAN BRASIL

Professor de Kobudo e Aikido

Djair de Jesus P. Alves 

Faixa Preta 5º DAN

Professor Djair de Jesus P. Alves - Escola Renbukan Brasil

BREVE HISTÓRICO

1974 – Iniciou a prática do karate aos 10 anos de idade com o sensei Aldo Borges dos Campos, na Associação Falcoes do Karate (AFK), no bairro do Tatuapé, em São Paulo, onde também Começou a obter as primeiras noções de kobudo com a prática de nunchaku jutsu e bojutsu.

1976 a 1982 – Durante a adolescência participou de inúmeras competições e desafios que na época ocorriam entre as academias em São Paulo, sempre se destacando.

1980 – Recebeu a graduação de Faixa Preta 1º Dan em Karate Shotokan, certificado pela AFK e pelo antigo “Conselho Nacional de Espartes”.

1984 – Após o falecimento do sensei Aldo B. Campos passou então a treinar com o sensei Paulo Isamu Yamaguchi, na Associação Shokukan, no bairro de Santana em São Paulo.

Representando a academia Shokukan pode entäo participar de torneios oficiais, assim como com o auxilio do sensei Paulo Yamaguchi, desenvolver uma técnica mais apurada, além de noções sobre arbitragem, pois, o sensei Paulo durante muito tempo foi diretor de arbitragem da FPK – Federação Paulista de Karate.

1985 – Paralelamente à prática do Karate e Kobudo, iniciou seu treinamento em Wing Chun Kung Fu, na União Nacional de Kung Fu – UniKung Fu. com o mestre Marco Natali e após sua aposentadoria em 1989, passou a treinar com outros mestres renomados como Adailton Mendes de Paula.

1996 – Por intermédio do sensei Paulo Yamaguchi conheceu o sensei Takashi Shigeeda, fundador da Associação Zenbukai e da Confederação Internacional ISO – International Shotokan-Ryu Organization, com o qual passou a treinar e a compreender muito mais sobre execução e aplicação dos Kata Shotokan e também iniciar a prática de Kenjutsu, outra especialidade do sensei Shigeeda.

2000 – Foi Vice-campeão internacional em Kata pela WKC – World Karate Confederation e Campeão Brasileiro pela CBKI – Confederação Brasileira de Karate Interestilos. Começou a treinar com outro especialista e grande campeão em Kata, o sensei Antonio Gomes na ADPM – Associação Desportiva da Policia Militar, onde passou a ser professor auxiliar entre 2002 a 2008. 2000 a 2010 – Treinou Aikido com o sensei Paulo Cremona, no Cremona Dojo.

2002 – Passou a treinar Matayoshi Kobudo com o sensei Flávio Vicente de Souza. Ministrou workshops de defesa pessoal no 20 Choque da policia Militar.

2002 a 2016 – Tornou-se árbitro oficial da FKESP – Federação de Karate do Estado de São Paulo. Na época participou de 11 cursos de arbitragem certificados pela FKESP, 4 cursos internacionais com regras WKF – World Karate Federation certificados pela IZF – International Zenbukai Federation e 17 cursos técnicos certificados por grandes mestres do Brasil e Japão.

2002 – Fundou ao lado de outros mestres a AGDAM – Associação Gambarukan Dojo de Artes Marciais, á qual atualmente é professor e diretor técnico.

2006 a 2011 – Foi professor de Karate, Kobudo e Kung Fu no Grémio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria.

2008 a 2014 – Foi professor de Karate no Projeto “Clube Escola”, da PMSP – Prefeitura Municipal de São Paulo, no clube Serra Morena, no bairro de Vila Guilherme.

2012 – Recebeu a graduação de Faixa Preta 5º Dan no Karate Shotokan. a qual ostenta até hoje. Foi nomeado diretor técnico da academia Meijutsu, no bairro do Tucuruvi. em São Paulo.

2002 a 2020 – Como professor e técnico foi responsável pela formação de vários novos professores e centenas de medalhistas em todas as categorias, em torneios dentro e fora do Brasil. Como atleta, acumula um total de 62 medalhas e dezenas de títulos, entre eles: regionais, nacionais e internacionais.

2020 – Devido à pandemia foi obrigado a adaptar-se e passou a realizar aulas virtuais pela internet, desenvolveu assim um método exclusivo através de vídeo conferência, o qual vem obtendo excelentes resultados.

2020 e 2021 – Em outubro de 2020 com a liberação da prática do Karate pelo Governo Estadual, foi convidado a ser árbitro oficial da CBKI
– Confederação Brasileira de Karate Interestilos e também a participar do Projeto “Lutar e Vencer”, uma parceria da CBKI com a PMSP.

2021 – Inicia um novo Projeto, ministrando aulas exclusivamente de Kobudo e Aikido na Escola RENBUKAN Brasil, na região da Granja Viana – Cotia/SP.

GRADUAÇÃO

  • Formado em Música pela Fundação das Artes do Estado de Estado de São Paulo (UNESP).

FILIAÇÃO

  • JKS Brasil Japan Karate Shoto Federation;
  • USKF – União dos Sistemas Koushu Fatshan – Federação Internacional;
  • AFK – Associação Fatshan de Koushu – Kunf Fu Tradicional.

ESPECIALIDADES

  • Faixa Preta 5º DAN Karate Shotoka;n
  • Faixa Preta 3º DAN de Kobudo;
  • Faixa Preta 1º DAN de Aikido;
  • 4º Grau de Wing Chun – Kung Fu.
Fale conosco! ✔